A diretora de Cultura de Rafard Lígia Kerche Lobo Scarso e o secretário de Capivari, Rogério Alves, participaram do 2º Encontro de gestores de cultura, na cidade de Hortolândia. O encontro aconteceu na quinta-feira, dia 22/07, na Escola Municipal Nova Hortolândia. Além dos gestores também participou da reunião pessoas da sociedade civil.
O encontro que acontece uma vez ao ano, sendo que o 1º foi na cidade de Várzea Paulista, tem o objetivo de debater e criar projetos culturais nas cidades do Estado de SP. Neste encontro foram discutidos temas como: o PEC 150, Consórcios Culturais, nova Lei Rouanet e Sincov.
Na reunião que contou com a participação dos representantes do Ministério da Cultura, foi explicado aos gestores um pouco mais sobre o PEC 150. Um projeto que destina 2% do orçamento Federal ao Ministério da Cultura, 1,5% do orçamento do estado para a Secretaria de Cultura do Estado e 1% do orçamento dos municípios para a Secretaria de Cultura.
Já no Consórcio Cultural, os representantes do Ministério ressaltaram que é um programa de interação nos eventos culturais entre as cidades do Estado de São Paulo. “Existe uma comissão de nove secretários municipais que compõe a Câmara Temática da RMC (Região Metropolitana de Campinas) em parceria com a Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas)”, diz o secretário executivo adjunto do Ministério da Cultura, Gustavo Vidigal, e o assessor especial da Secretaria Executiva, Maurício Dantas.
No Sincov eles explicaram que o programa do governo federal permite o cadastramento de projetos. “O cadastramento proporciona a agilidade no desenvolvimento das ações culturais”.


