spacer
spacer
 
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014
  header
Home
Cidades
Capivari
Rafard
Mombuca

 











 
CONCORRÊNCIA PERFEITA X CONCORRÊNCIA IMPERFEITA Imprimir E-mail
05 de julho de 2010
No sistema capitalista de mercado predomina a livre concorrência, que é uma situação na qual as empresas privadas competem entre si, sem, no entanto, que nenhuma delas se beneficie da posse de determinados recursos, forças econômicas ou privilégios jurídicos. Nesse sentido o preço surge no mercado de acordo com a oferta e demanda, sem que compradores ou vendedores interfiram no mercado – eles não afetam o preço, são obrigados a aceita-lo – nessa situação temos o que em economia chama-se concorrência perfeita ou pura. No entanto isso ocorre apenas de forma analítica, pois na pratica isso não existe, como veremos adiante.
A concorrência é uma forma de organizar os mercados a fim de determinar os preços e as quantidades de equilíbrio.
            De acordo com o economista, pensador e filósofo Adam Smith e economistas neoclássicos, a livre concorrência entre capitalistas é uma situação ideal para uma distribuição mais eficaz de bens entre empresas e consumidores. Porém, com o surgimento dos monopólios e oligopólios, a livre concorrência desaparece, surgindo a concorrência imperfeita.
            Em economia os mercados são classificados em concorrência perfeita e concorrência imperfeita. A diferença básica entre os dois é que na concorrência imperfeita as empresas têm capacidade de controlar o preço.
            No mercado perfeitamente competitivo quatro condições são necessárias:
1-) Existência de elevado número de ofertantes e demandantes de forma que isoladamente nenhum deles exerce influencia sobre o preço, ou seja, eles são tão pequenos em relação ao mercado, que individualmente nenhum deles altera o preço, portanto, são obrigados a aceita-lo;
2-) Homogeneidade do produto – não existe diferenciação entre os produtos;
3-) Transparência do mercado – todos tem conhecimentos das condições do mercado;
4-) Liberdade de entrada e saída de empresas (livre mobilidade de capital).
Para dar um exemplo vamos imaginar um produtor de verduras (alface, rúcula, couve, etc.) ele individualmente não consegue determinar o preço de mercado, é obrigado a aceitá-lo. Esse tipo de concorrência é difícil encontrar atualmente, surgindo apenas sob as quatro condições expostas acima. O conceito de concorrência perfeita é usado apenas de forma analítica, pois na pratica não existe.
            No mercado de concorrência imperfeita temos o monopólio e oligopólio. No monopólio uma única empresa domina a oferta do produto ao mercado e no oligopólio um número reduzido de grandes empresas domina o mercado.
            Este mercado caracteriza-se pela grande possibilidade de os vendedores influenciarem a procura e os preços por meios de diferenciação dos produtos, propaganda, maior valor agregado, marca, etc. Vemos na economia brasileira diversas empresas no mercado de concorrência imperfeita em diversos setores oligopolizados tais como indústria automobilística – VW, GM, Fiat, Ford, Renault, BMW, Mercedes Benz, Jeep, Toyota, Honda etc., indústria alimentícia, Sadia, Nestlê, Bunge, Nabisco, Procter & Gamble, etc., indústria farmacêutica temos, Eurofarma, Novartis, EMS, AstraZeneca, etc.






spacer
Advertisement

 
Copyright JCRnet 2006   
spacer
404 - Fehler: 404
404 - Kategorie nicht gefunden

Die Seite kann nicht angezeigt werden, weil:

  1. Ein veraltetes Lesezeichen
  2. Eine Suchmaschine hat einen veralteten Index der Website
  3. Eine falsche Adresse
  4. Kein Zugriff auf diese Seite!
  5. Die angefragte Quelle wurde nicht gefunden!
  6. Während der Anfrage ist ein Fehler aufgetreten!

Bitte eine der folgenden Seiten ausprobieren:

Bei Problemen ist der Administrator dieser Website zuständig..

Kategorie nicht gefunden