spacer
spacer
 
Quinta-Feira, 24 de Julho de 2014
  header
Home
Cidades
Capivari
Rafard
Mombuca

 











 
Economia: O Oligopólio e o Oligopsônio Imprimir E-mail
03 de maio de 2008
Image
Jorge Elias
Nesta semana o Professor Jorge Elias explica os termos oligopólio e oligopsônio

     Oligopólio é quando uma pequena quantidade de empresas (geralmente grandes) domina a oferta de produtos ao mercado. Vemos a presença de formação de oligopólio no Brasil em diversos setores, como o automobilístico, lâminas de barbear, lâmpadas elétricas, etc.

      A indústria automobilística no Brasil é praticamente dominada por mais ou menos oito a dez grandes empresas. O leitor pode observar que, na prática, há a tendência da formação de oligopólio nos setores da economia que demandam grande volume de investimentos.

      Na economia brasileira e em diversas outras como EUA, Itália, Inglaterra e França há a formação de oligopólio, através de incorporações, fusões e aquisições entre empresas, como a Brahma e Antarctica que eram arqui-rivais, mas preferiram jogar no mesmo time e se tornaram a 3ª maior cervejaria do mundo; recentemente a Nestlé e Garoto (barrada pelo CADE). Há muitos exemplos de fusões internacionais, como a AOL/Time Warner, Daimler/Chrysler, Exxon/Mobil e Citicorp/Travelers enfim, presencia-se essa tendência em vários setores – alimentício, financeiro, automobilístico, etc.

     Os que defendem o oligopólio argumentam que através do oligopólio as empresas teriam maiores recursos (financeiros, tecnológicos e pessoas) para fomentar os investimentos cada vez maiores e aloca-los em pesquisa e desenvolvimento, reduzir custos e consequentemente preços. Entretanto sabemos que dificilmente uma empresa de um oligopólio baixa seus preços.

      É sabido que a tendência na economia do mundo todo é a formação de oligopólio, mas que a sua presença por outro lado, traz limitações ao livre jogo do mercado, fixando preços, obtendo lucros altos e assim praticamente “impedindo” outras empresas menores de ingressar no mercado.

      O oligopólio puro é formado por algumas empresas que controlam a oferta da mesma matéria-prima (commodity), como por exemplo, petróleo e aço. O oligopólio diferenciado é formado por algumas empresas que produzem produtos parcialmente diferenciados em termos de qualidade, atributos, design ou estilo, como é o caso de carros e câmeras fotográficas. Dentro desse oligopólio cada empresa busca ao máximo explorar esses atributos a fim de cobrar um preço superior e um lucro maior.

      O Oligopsônio é um tipo de estrutura de mercado em que poucas empresas, de grande porte, são as compradoras de determinada matéria-prima ou produto primário. Quando indústrias vendem para indústrias temos o oligopsônio bilateral. Um exemplo é quando as siderúrgicas vendem aço para as automobilísticas, então neste caso, temos tanto o mercado comprador (automobilística) concentrado como o mercado vendedor (siderúrgica) também concentrado. Outra forma de oligopsônio é quando um mercado comprador muito concentrado – com poucas e grandes empresas – negociam com muitas pequenas empresas. É comum encontrar essa forma de oligopsônio entre indústrias alimentícias e seus fornecedores, como por exemplo, fabricantes de massa de tomates que compram tomates de muitos produtores.

      O oligopólio muitas vezes poderá trazer perdas para os consumidores, uma vez que a junção de empresas grandes diminui a concorrência e estabelece preços muito superiores aos que poderiam estar ao alcance da população consumidora.

Prof. Jorge José Elias é Professor Universitário, Economista e Mestre em Administração

Email:






spacer
Advertisement

 
Copyright JCRnet 2006   
spacer
404 - Fehler: 404
404 - Kategorie nicht gefunden

Die Seite kann nicht angezeigt werden, weil:

  1. Ein veraltetes Lesezeichen
  2. Eine Suchmaschine hat einen veralteten Index der Website
  3. Eine falsche Adresse
  4. Kein Zugriff auf diese Seite!
  5. Die angefragte Quelle wurde nicht gefunden!
  6. Während der Anfrage ist ein Fehler aufgetreten!

Bitte eine der folgenden Seiten ausprobieren:

Bei Problemen ist der Administrator dieser Website zuständig..

Kategorie nicht gefunden